As escolas e a tecnologia
As escolas estão equipadas para o uso das tecnologias em suas aulas? E os professores são preparados para trabalhar com essa variedade de objetos tecnológicos?
O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. " O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje, pois, como já dizia Paulo freire, se ele tem uma prática bancária, autoritária, provavelmente vai usar as novas mídias para reafirmá-la, diz Ismar de Oliveira Soares, coordenador do núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP)
Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Para Ismar, "não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo."
"Não se pode continuar a pensar que incorporar os novos recursos da tecnologia na educação seja uma garantia, pura e simples, de que está se fazendo uma nova educação, é preciso porém que a escola exerça o papel de modificadora dos mitos e mentalidades e que trabalhe na formação dos professores, para que essa incorporação não se dê como instrumentalidade, como uma pura e simples introdução de novos elementos e sim como integradora efetiva entre a educação e esses meios, tornando-se presente e participante da construção dessa nova sociedade, não como resistente aos velhos valores em declínio ou como mera espectadora acrítica dos novos valores em ascensão e sim como enriquecedora do ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa." likkah@starmidia.com.br
Sabendo da importancia da escola se informatizar ainda há um longo caminho a ser percorrido, o fato de obter o recurso não é a certeza de uma aprendizagem significativa como mostra a tirinha abaixo:
"Não se pode continuar a pensar que incorporar os novos recursos da tecnologia na educação seja uma garantia, pura e simples, de que está se fazendo uma nova educação, é preciso porém que a escola exerça o papel de modificadora dos mitos e mentalidades e que trabalhe na formação dos professores, para que essa incorporação não se dê como instrumentalidade, como uma pura e simples introdução de novos elementos e sim como integradora efetiva entre a educação e esses meios, tornando-se presente e participante da construção dessa nova sociedade, não como resistente aos velhos valores em declínio ou como mera espectadora acrítica dos novos valores em ascensão e sim como enriquecedora do ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa." likkah@starmidia.com.br
Sabendo da importancia da escola se informatizar ainda há um longo caminho a ser percorrido, o fato de obter o recurso não é a certeza de uma aprendizagem significativa como mostra a tirinha abaixo:
As tirinhas da Mafalda sempre nos traz uma reflexão, uma metáfora, ela nos mostrar uma tendência das pessoas que são de uma geração anterior de tentar se adaptar à realidade da nova geração.
A verdade é que devemos ter uma postura mais humilde e APRENDER com a nova geração para descobrir como aproveitar todo potencial das novas mídias o aprendizado.
principalmente os educadores, que diante de tanta tecnologia se sentem perdidos e permanecem na luta contra a nova geração é preciso inovar, transformar e criar novas formas de ensinar e isso só é possível através de pesquisas, estudos, dedicação e a paixão pelo que se faz para que isso possa realmente colaborar apara que possa colaborar para o processo de ensino-aprendizagem
Principalmente os educadores que diante de tanta tecnologia se sentem perdidos e permanecem na luta contra a nova geração é preciso inovar, transformar e criar novas formas de ensinar e isso só é possível através de pesquisas, estudos, dedicação e a paixão pelo que se faz para que isso possa realmente colaborar para que possa colaborar para o processo de ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário